-
Arquitetos: Vigliecca & Associados
- Área: 14185 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio trazido pela construtora foi o de atuar em uma situação urbana complexa, com um lote com duas frentes e desnível de mais de 18 metros, que ao mesmo tempo poderia gerar novas possibilidades de atuação em um bairro em transformação de São Paulo.
Uma intervenção na inevitabilidade da transformação
Pensar em engessar uma área urbana só tem sentido se essa área se configura com certa unidade histórica e com valores arquitetônicos intrínsecos, além de ter uma tipologia que representa a uma estrutura familiar de uma época.
Estabelecer uma transformação não pode se restringir apenas a leitura dos coeficientes; estabelecidos no Plano Diretor, mas também estabelecer conceitos que permitem complementações formando uma jurisprudência, que contribuir a uma cultura de projeto.
Projetar transformações sem destruir a qualidade de escala interiorana, o equilíbrio de áreas verdes, o conceito de habitabilidade ainda presente neste bairro e, por tanto, acrescentar valores inatos ao lugar não é uma tarefa fácil. Exige dedicação em comunhão de todos os envolvidos principalmente os arquitetos e a empresa incorporadora.
A formula é complexa e seus fatores tem pesos diferentes; o artificio é atingir uma intersecção equilibrada de todos eles: exigências legais do Plano Direto, normativas de segurança, acréscimo de áreas verdes, insolação, vistas, parâmetros do mercado, definição de um produto e, finalmente, do ponto de vista da construção da cidade, estabelecer uma configuração volumétrica em continuidade e solidariedade com a volumetria do entorno.
Acréscimo consciente: assim podemos resumir esta intervenção, e estabelecer um padrão de ocupação que poderá ser referência a outros empreendimentos. Neste acréscimo permanente no qual cada etapa se configura em função de seu entorno, assim o futuro carregará o DNA do bairro original, em um contínuo concatenamento, sem rupturas com individualismos formais.